Normas de Asfalto-borracha "Terminal Blend” - DNIT

Em agosto de 2001 foi realizada a aplicação pioneira de asfalto modificado por de pó de borracha, Ecoflexpave, no Rio Grande do Sul.
Conheça a história no livro “Estudo comparativo do desempenho de um recapeamento utilizando asfalto-borracha” [Clique aqui]

Em outubro de 2009 mais uma etapa deste desafio tecnológico – Asfalto-borracha Terminal Blending – foi conquistada pela engenharia rodoviária nacional. Vitória esta que foi alcançada através de trabalho conjunto dos engenheiros rodoviários de todo o Brasil sob a batuta do IPR/DNIT que premiou a engenharia rodoviária nacional com as Normas: DNIT 111/2009-EM – Pavimentação flexível – Cimento asfáltico modificado por borracha de pneus inservíveis pelo processo via úmida, do tipo “Terminal Blending” – especificação de material – e DNIT 112/2009-ES – Pavimentos flexíveis – Concreto asfáltico com asfalto-borracha, via úmida, do tipo “Terminal Blending” – especificação de serviço.

Convidamos todos para que compartilhem conosco esta conquista fazendo o download das Normas abaixo:

Norma DNIT 112/2009-ES – Pavimentos flexíveis – Concreto asfáltico com asfalto-borracha, via úmida, do tipo “Terminal Blending” – Execução de barreiras de concreto

Norma DNIT 111/2009-EM – Pavimentação flexível – Cimento asfáltico modificado por borracha de pneus inservíveis pelo processo via úmida, do tipo “Terminal Blending”

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One Response

    Estou fazendo um estudo sobre asfálto borracha, gostaria de saber se existe alguma obra no nordeste.
    Com relação ao produto, o meu comentário é o seguinte: o pneu hoje é um grave problema para natureza, portanto, espero que com o desenvolvimento de novas técnicas, as misturas asfálticas utilizando a borracha como componente se torne uma realidade.

    José Fernandes

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