CUIDADOS COM AS EMULSÕES ASFÁLTICAS

Dando continuidade aos esclarecimentos referentes às Emulsões Asfálticas, neste número do Fatos & Asfaltos iremos apresentar os cuidados que este tipo de material exige. Como todo e qualquer produto, as Emulsões Asfálticas necessitam de atenção especial durante sua estocagem e manuseio, que devem ser seguidos para que se obtenha um desempenho ideal.
Estocagem de Emulsões Asfálticas
Sendo as Emulsões Asfálticas o produto da fina dispersão de CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo) em água, dispersão esta que é garantida pela presença de emulsificantes, as emulsões asfálticas requerem cuidados próprios devido às características que esse tipo de produto apresenta durante a estocagem.
Descarregamento em tanques de estocagem
Devido às características das Emulsões Asfálticas, recomenda-se que o descarregamento das carretas de transporte em tanques se dê pela parte inferior dos mesmos, através de uma bomba. Nos casos de descarregamento pela parte superior dos tanques de estocagem poderá ocorrer desestabilização da emulsão, levando à formação de peneira e, em casos mais extremos, à ruptura da emulsão dentro do tanque.
Formação de Capa (casca)
Durante a estocagem, as Emulsões Asfálticas tendem a formar uma capa em sua superfície. Essa capa é resultado da reação da emulsão com o ar atmosférico e age como barreira protetora para as emulsões. Uma vez formada, opera como uma espécie de teto flutuante, subindo e descendo de acordo com a variação do nível do tanque de estocagem, mantendo assim a emulsão protegida da ação do ar e o produto abaixo da casca mantém se inalterado.
Aquecimento
As emulsões são produtos que devem ser estocados em temperatura ambiente, independentemente de seu tipo ou, ainda, das características do serviço em que será empregada.
Diluição
Emulsões Asfálticas diluídas não devem ser estocadas. Para aqueles serviços cuja diluição é recomendada, deve ser prevista a diluição da quantidade exata
a ser utilizada. Sobras de emulsões diluídas nunca devem ser descarregadas (misturadas) sobre emulsões estocadas em tanques, pois emulsões diluídas
tendem a ser instáveis e podem, a qualquer momento, romper.
Manuseio de Emulsões Asfálticas
Emulsões Mornas
Emulsões para serviços de PMF (Prémisturados a Frio), quando recebidas a temperaturas acima da ambiente (mornas), tendem a apresentar tempo de mistura/usinagem menor.
Diluição
Recomenda-se, para os serviços executados com emulsões diluídas, que antes da diluição seja efetuada uma verificação de compatibilidade da emulsão com a água a ser utilizada. Essa verificação nada mais é do que uma diluição em pequena escala. A diluição deve ser sempre água sobre emulsão e nunca emulsão sobre água.
Emulsões Aquecimento
Para os serviços de Pré-misturado a Frio (PMF) não se recomenda o aquecimento das emulsões, independente do tipo de emulsão utilizada. Já para os serviços onde se recomenda o aquecimento da emulsão, este nunca deve ultrapassar 60ºC. Este cuidado deve ser tomado, pois ao serem aquecidas, as emulsões sofrem desestabilização e podem levar à ruptura da emulsão dentro dos equipamentos de aplicação e estocagem.
Mistura
Nunca misturar tipos diferentes de emulsões asfálticas, salvo instruções do distribuidor.
Recirculação
É recomendada a circulação das emulsões tipo RM, RL e RR-1C, por propiciar uma homogeneidade e promover a longevidade do produto. Já as emulsões tipo RR-2C devem ser circuladas com moderação, pois quando agitadas vigorosamente, tendem a sofrer queda de viscosidade.
Usina de PMF
Após a jornada de trabalho recomenda-se manter bombas e tubulações limpas (isentas de produto).

Eng. Wander Omena
Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento GRECA Asfaltos

Leia a matéria completa no informativo Fatos&Asfaltos nº18

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