CM Imprimação

Pavimentação: trata-se de uma obra de engenharia. Assim sendo, é composta por várias etapas. Dentre elas, o serviço de imprimação.

Segundo definição dada com clareza pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes): “A imprimação consiste na aplicação de uma camada de material betuminoso sobre a superfície granular concluída, antes da execução de um revestimento betuminoso qualquer, objetivando conferir coesão superficial, impermeabilizar e permitir condições de aderência entre esta e o revestimento a ser adequado.”
A imprimação é um serviço fundamental, pois é de suma importância para o sucesso da interface entre a base de superfície granular e o revestimento asfáltico do pavimento. Durante muito tempo os materiais betuminosos utilizados para imprimação eram apenas asfaltos diluídos com solventes, destacando o CM-30 e o CM-70. Devido a falta de demanda do mercado, o CM-70 parou de ser fabricado. O CM-30 é o único asfalto diluído com solvente a ser aplicado em serviços de imprimação atualmente fabricado pela Petrobras Petróleo S.A. e comercializado pelas distribuidoras de asfaltos.
Visando atender de forma mais eficaz a demanda do mercado e deixar nossos clientes menos dependentes de um único produto para execução da imprimação, a GRECA Asfaltos lançou, em 2003, um produto com quantidade inferior de solvente e com mesma eficiência do CM-30, o qual passou a ser denominado CM IMPRIMAÇÃO.
Desde então, os técnicos do Centro de Pesquisas da GRECA Asfaltos vêm aprimorando cada vez mais o desempenho da CM IMPRIMAÇÃO, visando sempre o ajuste para que o produto apresente melhor desempenho nos diversos tipos de base, sendo menos agressivo ao meio ambiente.
O CM IMPRIMAÇÃO consiste inicialmente na emulsificação de asfaltos e solventes, utilizando agentes tensoativos que promovem as características específicas do produto, com propriedade de penetrar na base, deixando resíduo asfáltico de característica aglutinante na superfície, impermeabilizando-o.
Desde então, o CM IMPRIMAÇÃO da GRECA Asfaltos é amplamente utilizado em serviços de imprimação. Destacam-se obras como:
– Ruas em várias prefeituras dos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul;
– Rodovias no Paraná administradas pelo DER/PR e Concessionárias;
– Contorno Sul e Oeste da Cidade de Curitiba/PR.
Dentre as vantagens da utilização da emulsão CM IMPRIMAÇÃO em serviços de imprimação destacam-se:
– Produto de menor custo que o CM-30;
– Fácil e rápida aplicação, podendo ser aplicada à temperatura ambiente;
– Utilização do mesmo equipamento aplicador do CM-30;
– Excelente penetração nas mais diversas bases;
– Não é necessário realizar qualquer tipo de diluição;
– Taxa de aplicação entre 1,0 – 1,5L/m²;
– Produto à base de água;
– Resíduo asfáltico 50 – 55%;
– O tempo de liberação da base se dará no período mínimo de 24 horas da sua aplicação, tempo este que é função das condições climáticas.
Assim como a imprimação com CM-30, não se recomenda a aplicação em caso de chuva iminente.
Ao efetuar a aplicação da CM IMPRIMAÇÃO, a base deve estar previamente preparada para execução do serviço de imprimação, dentro das mesmas condições exigidas para a aplicação do CM-30.
O equipamento utilizado para aplicação da CM IMPRIMAÇÃO é o caminhão espargidor limpo, sem resíduos de outros produtos e com leques em perfeitas condições para proporcionar um espargimento uniforme.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *